Harvard e TIAA financiaram desmatamento no Cerrado

Saudações! Como você está?

Duas grandes reportagens publicadas recentemente em mídias internacionais sobre a especulação com terras na região do Matopiba trouxeram dados anteriormente publicados em  Relatórios da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos.

Grilagem de terras e violência contra comunidades rurais foram denunciadas na reportagem do grupo de jornalismo investigativo internacional OCCRP. O artigo denuncia que o Fundo de pensão internacional TIAA, através da Cosan – subsidiária no Brasil -, adquiriu mais de 30 mil hectares de terras das mãos de grileiros locais. As informações foram extraídas de documentos da própria Cosan vazados à imprensa. Leia a reportagem  do OCCRP.

Outra reportagem, do jornal The Harvard Crimson, denuncia o papel da universidade de Harvard em casos de desmatamento e violência contra comunidades ruraisClique aqui para ler o artigo de The Harvard Crimson.

A Rede Social de Justiça e Direitos Humanos segue denunciando as especulações internacionais com terras, também através de relatórios em português e inglês. Land speculation in the Matopiba region and socio-environmental impacts é a publicação mais recente.

É preciso ampliar a solidariedade e a defesa do direito à terra das comunidades do Cerrado.

Abraços fraternos e até a próxima,